Resenha de HQ #1 – X-Men #78

 Bom galera, estou começando uma nova sessão, que pretendo por ao ar toda quarta-feira, que é a de resenha de HQs. Diferentemente do Perfil de personagens, que vocês vão semanalmente votar, a resenha de HQs não vai ser votada por vocês porque depende das hqs que eu tenho acesso (atualmente eu tenho vinte – todas da Marvel -, então se gostarem da sessão torçam para que eu consiga dinheiro para adquirir mais haha).

Enfim, indo para a HQ de hoje, ela é a X-Men #78 – Uma força a ser conhecida. Então, vamos à ficha técnica:

  • Licenciador: Marvel Comics
  • Ano de publicação no Brasil: 1995
  • Editora: Abril
  • Numero de páginas: 84
  • Histórias: Uma força a ser reconhecida

E agora, à história (lembrando sempre que esse post é um grande spoiler):

Esta edição toda se concentra na história “Uma força a ser reconhecida”, que é a história de apresentação da equipe X-Force. Esta história foi originalmente publicada nos EUA nas três primeiras revistas X-Force de lá, em 1991. Os argumentos são de Fabian Nicieza e Rob Liefeld. A arte ficou com Rob Liefeld.

A trama se passa em três momentos:

  • Cable e a equipe da X-Force (Dominó, Apache, Dinamite, Feral, Míssil, Shatterstar) invadem uma base da Frente de Libertação Mutante (FLM) na Antártica, com o fim de acabar com a FLM. Conflyto, líder da FLM, autoriza a autodestruição da base e escapa.
  • Comandante Bridge, da S.H.I.E.L.D., acha que Cable está passando dos limites e decide convocar o Arma-X Kane para prendê-lo (imagino que no futuro isso vá ser importânte). A X-Force vai treinar, nesse treinamento Feral se descontrola e fere gravemente Míssil. Em outro lugar, o criminoso Black Tom Cassidy mantém em cativeiro Gedeão e Mancha Solar. Black Tom trás Fanático de volta (o homem-aranha tinha derrotado ele a muito tempo, e prendido ele em um monte de concreto, impedindo ele de se mover).
  • A mutante Siryn vai enfrentar Black Tom. Após uma luta complicada e em desvantagem contra Black Tom e Fanático, recebe a ajuda da X-Force. O Homem-Aranha aparece para ver o que causava aquela destruição no centro de Nova-York. Black Tom explode o prédio aonde ocorriam as lutas.

Principais personagens e ações:

  •  Cable: Líder da X-Force. Liderou a X-Force no ataque à FLM (1ª parte). Derrota Black Tom (3ª parte)
  • Dominó: Membro da X-Force.
  • Apache: Membro da X-Force. Derrotou Antebraço (1ª parte). Enfrentou Fanático (3ª parte).
  • Dinamite: Membro da X-Force. Nocauteou Antebraço (1ª parte).
  • Feral: Membro da X-Force. Deslocou a mandíbula de Distopia (1ª parte). Fere gravemente Míssil (2ª parte).
  • Míssil: Membro da X-Force. Conversa com Cable sobre a morte de Tyler (2ª parte)
  • Shatterstar: Membro da X-Force. Decepou o braço esquerdo do Ceifador Mutante (1ª parte);
  • Conflyto: Líder da FLM. Ativou a autodestruição da base da FLM (1ª parte);
  • Antebraço: Membro da FLM. Estava derrotando Cable, até Apache intervir (1ª parte);
  • Ceifador Mutante: Membro da FLM. Liderou o ataque da FLM à X-Force (1ª parte);
  • Distopia: Membro da FLM. Entrou em embate com Feral (1ª parte).
  • Zero: Membro da FLM. Retirou todos os membros da FLM da base antes desta se autodestruir (1ª parte).
  • Siryn: Aliada da X-Force. Lutou contra Black Tom e Fanático (3ª parte).
  • Gedeão: Mutante. Raptado por Black Tom (2ª parte). Enfrenta Black Tom e é derrubado facilmente (3ª parte).
  • Mancha Solar: Mutante. Raptado por Black Tom (2ª parte). Enfrenta Black Tom (3ª parte).
  • Black Tom Cassidy: Criminoso mutante. Rapta Gedeão e Mancha Solar; trás Fanático de volta (2ª parte). Enfrenta Siryn, Gedeão, Mancha Solar; é derrotado por Cable; aperta um detonador que explode o prédio em que estavam (3ª parte).
  • Fanático: Criminoso mutante. Trazido de volta por Black Tom (2ª parte). Lutou contra Siryn e Apache (3ª parte)

Participação Especial: Homem-aranha: aparece se dirigindo ao prédio aonde estavam acontecendo as lutas da 3ª parte.

Considerações:

Em geral, considerei a arte boa, mas quando os personagens estão sem as suas “roupas típicas”, acho que poderia ser mais rico em detalhes – só tenho certeza que Cable estava conversando com o Míssil, e não com o Shatterstar, por que a Dominó o chamou de “Sam”.

Quanto aos argumentos, achei muito bem elaborados, cada parte tem pelo menos um fato que impacta o “universo mutante” como um todo.

Na primeira parte, Conflyto demonstra saber exatamente quem é Cable. Por que isso é importante? Cable é o filho de Scott Summers e Madelyne Pryor (uma clone de Jean Gray), que Apocalipse infectou com o vírus tecno-orgânico com medo que Nathan viesse a se tornar aquele que o derrotaria definitivamente. Para salvar Nathan, Scott o envia para o futuro. Lá Nathan é clonado. Seu clone, Nathan Christopher Summers – o Conflyto – cresce com raiva dos mutantes e volta para infectar os mutantes com o vírus legado como vingança por ter sido abandonado. Confuso, né? Bom, o importante é que Conflyto sabe quem Cable é e Cable aparentemente não sabe quem é Conflyto.

Na segunda parte, Míssil pergunta porque Cable não quis ir com tudo de uma vez contra a Frente de Libertação Mutante, e Cable diz que não queria assiscar. Míssil comenta que ouviu de um amigo que Conflyto havia matado um filho de Cable. Cable explica o mal entendido: ele lutava ao lado de um jovem chamado Tyler, que era como um filho para ele; depois de se separarem, Tyler se associou à FLM e morreu durante um atentado terrorista, por ordem de Conflyto. Isso mostra a tensão que tende a ser cada vez maior entre Cable e Conflyto.

Ainda são mostradas outras três coisas importantes na segunda parte: 1) A S.H.I.E.L.D. vai começar a caçar Cable; 2) Feral não possui muito autocontrole e pode ferir mesmo seus amigos; 3) “O FANÁTICO TÁ DE VOLTA!” (palavras do prórprio).

Na terceira parte demos a provável deixa para Mancha Solar e Siryn se integrarem à X-Force (sabe-se que eles se juntaram a X-Force não muito depois, só não tenho certeza se já foi imediatamente depois destes eventos). E, claro, a chegada em cena do Homem-Aranha, deixando claro que ele aparecerá no próximo número, com uma participação importante!

E é isso aí galera! Qualquer dúvida, sugestão ou crítica, é só falar nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s