Entendendo o Universo Cinematográfico da Marvel

Pois é galera, faltando poucos dias para a estreia de “Os Guardiões da Galáxia”, resolvi comentar um pouco sobre o Universo Cinematográfico da Marvel. Com certeza muitos já devem ter ouvido essa palavra e alguns – assim como eu da primeira vez que ouvi – não devem entender muito bem o que ela quer dizer. Então vamos comentar um pouco sobre ela:

As hqs (histórias em quadrinhos) tem suas histórias passadas em um universo. Dizer que dois heróis estão no mesmo universo é dizer que os dois moram no mesmo planeta – eles não estão sozinhos. É isso que possibilita a formação de equipes como os Vingadores na Marvel e a Liga da Justiça da América na DC.

Em geral, também existem diversos universos paralelos nas hqs, o que possibilita várias histórias interessantes, e até personagens com uma história diferente. Por exemplo, a Marvel tem um universo no qual todos os habitantes da Terra são zumbis. Mas claro, nem tudo são universos paralelos, e existem os universos “padrão”, aonde se passam a maioria das histórias. No caso da DC é a Terra-1 e no caso da Marvel é o Universo-616, aonde se passam a maioria das histórias que conhecemos.

Quando a Marvel decidiu investir de vez no ramo cinematográfico, decidiu criar um universo no qual se passam todas as suas histórias na telona: o Universo-199.999.

Mas quais filmes fazem parte deste universo?

Primeiro, vamos falar dos filmes baseados em heróis da Marvel que não foram feitos pela Marvel. A algum tempo atrás, a Marvel negociou o direito de reprodução no cinema de algumas de suas franquias (eu considero a história complicada, mas o importante é saber que esses direitos no atual momento não pertencem a Marvel). Estes filmes são:

  • Homem-Aranha 1,2 e 3 (pertencem à Sony);
  • O Espetacular Homem-Aranha 1 e 2 (pertencem à Sony);
  • Hulk (pertencia à Universal Studios, o direito já voltou para a Marvel)
  • Todos os X-Men: 1, 2, 3, Origens Wolverine, Primeira Classe, Wolverine Imortal, Dias de um Futuro Esquecido (pertencem à Fox);
  • Demolidor (pertence à Fox); e
  • Quarteto Fantástico 1 e 2 (pertencem à Fox).

E é por isso que, ao contrário do desejo de muitos fãs, o Homem-Aranha não está nos Vingadores, e que é pouco provável que vejamos tão logo arcos como “Vingadores x X-Men” nos cinemas.

Temos também um filme feito pela Marvel que não faz parte do Universo Marvel Cinematográfico: “O Justiceiro”. Os filmes produzidos a partir de “Homem de Ferro” fazem parte do UMC.

A princípio, o projeto deste universo está dividido em três fases: Fase 1 – “Avante, Vingadores!”; Fase 2 – “A Estrada para os próximos Vingadores” e Fase 3 – “Os Novos Vingadores”. Contudo, não vamos achar que só porque estes títulos estão assim quer dizer que todos os personagem que apareceram em “Os Vingadores” vão sumir, os títulos das fases não são o detalhe mais importante sobre elas.

Agora, vamos comentar sobre cada Fase:

Fase 1 –  “Avante, Vingadores!”

Essa fase começa com “Homem de Ferro” e termina com “Os Vingadores”. Nela temos os filmes que introduzem a: os seis membros iniciais dos Vingadores do UMC; a S.H.I.E.L.D.; e ao grande vilão da primeira fase, Loki. Os filmes são:

  • Homem de Ferro (2008) – Apresenta a transformação de Tony Stark no Homem de Ferro. Mostra o escudo do Capitão América ao fundo em uma cena; a S.H.I.E.L.D. investigando o surgimento do Homem de Ferro – nos apresentando o icônico Agente Coulson; e uma cena pós-créditos em que aparece Nick Fury dizendo para Stark que ele não era o único super-herói do mundo.
  • O Incrível Hulk (2008) – após a Marvel recuperar os direitos sobre o personagem Hulk, produziu este filme (que para mim parece uma continuação do filme da Universal). Na última cena temos o aparecimento de Tony Stark, conversando com o General Ross; e na abertura alternativa para DVD o Hulk aparece passando sobre o corpo congelado do Capitão América.
  • Homem de Ferro 2 (2010) – O filme apresentou melhor a S.H.I.E.L.D., e nos mostrou à espiã Viúva Negra. Também mostrou uma réplica do escudo do Capitão América e um rabisco do Tesseract entre as coisas do pai de Tony Stark. No final do filme, Tony Stark conversa com Nick Fury sobre a Iniciativa Vingadores, sendo que aparecem no computador imagens da luta do Hulk em New York e uma seta em um mapa para a África (aonde fica Wakanda, lar do Pantera Negra e país que produz Vibranium , o metal do escudo do Capitão América) e, na cena pós-créditos, o agente Coulson indo ao Novo México por causa do martelo de Thor.
  • Thor (2011) -O Filme apresentou Thor; o grande vilão da primeira fase, Loki; e o Gavião Arqueiro. Em uma cena pós-créditos em que o dr. Erik Selvig conversa com Nick Fury, Loki aparece, assim como o Tesseract (que é provavelmente a Joia do Espaço). Na sala de tesouros de Odin aparece a Manopla do Infinito (a qual foi usada por Thanos nas hqs para reunir as seis joias do infinito). Contudo, até este filme nenhuma joia do infinito teve algum papel relevante.
  • Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) – o filme nos apresenta ao Capitão América e a um papel de destaque para o Tesseract, que foi usado pelo Caveira Vermelha para produzir armas durante a Segunda Guerra Mundial. Contudo, não é claramente apontado ainda o Tesseract como uma joia do infinito nem é deixado claro seu potencial. A cena pós-créditos era o trailer de “Os Vingadores”
  • Os Vingadores (2012) – No filme ápice da Fase 1, a S.H.I.E.L.D. vê a necessidade de convocar a Iniciativa Vingadores para combater Loki, que roubou o Tesseract. São chamados Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro. É explorado o poder to Tesseract quanto Joia do Espaço para trazer Loki para a Terra e para trazer os Chitauri para a Terra. É especulado que no cetro de Loki estava a Joia da Mente.  Na cena pós-creditos, pode ser visto o rosto de Thanos, o Titã Louco.

Fase 2 – “A estrada para os próximos Vingadores”

Esta fase é concentrada tanto no impacto da formação dos Vingadores e da batalha contra Loki e os Chitauri na vida dos heróis já apresentados como na apresentação do aspecto mais cósmico do UMC. Ela começa com “Homem de Ferro 3” e se encerra em “Os Vingadores: Era de Ultron” (que ainda está em gravação). Os filmes são:

  • Homem de Ferro 3 (2013) – A grande importância dentro do UMC é mostrar a relação entre Tony Stark e Bruce Banner; assim como a obsessão de Stark com novas armaduras que funcionem remotamente, apresentando um verdadeiro “exército de armaduras”. Tal obsessão se deve ao fato de ele ter ficado com um possível “estresse pós-traumático” após a batalha com os Chitauri.
  • Thor: O Mundo Sombrio (2013) – No filme, é dado grande importância para um elemento chamado Éter, que especula-se que seja a Joia da Alma. Em uma cena pós-crédito, Sif e Volstagg (que lutam ao lado de Thor) entregam o Éter ao Colecionador, afirmado que seria muito perigoso deixar duas Joias do Infinito em Asgard (se referindo ao Éter e ao Tesseract).
  • Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) – O filme nos apresenta a volta de Bucky Barnes como o Soldado Invernal (importante porque nas hqs foi ele quem assumiu o manto de Capitão América na primeira vez que Steve Rogers se afastou). Também nos apresenta o Falcão. No filme aparece o nome de Stephen Vincent Strange, o Doutor Estranho, confirmando que logo virá o filme dele. Em uma cena pós-créditos o Barão von Strucker aparece com o cetro de Loki, que possivelmente possui a Joia da Mente, e com dois prisioneiros: Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Em outra cena pós-créditos, em um museu com itens sobre o Capitão América, o Soldado Invernal recupera partes de suas memórias. Também, a partir deste filme os Vingadores estarão separados da S.H.I.E.L.D.

ATENÇÃO, A PARTIR DAQUI, HAVERÃO SPOILERS!

  • Os Guardiões da Galáxia (estreará em 31 de Julho de 2014) – Uma coisa difícil é falar de um filme que sai em pouco mais de uma semana, mas vamos comentar um pouco sobre alguns elementos que provavelmente estarão no filme e como eles se relacionam com o restante do UMC. A trama principal aparentemente é evitar que um artefato chamado Orbe caia nas mãos do vilão Ronan (não preciso comentar que o Orbe provavelmente será uma Joia do infinito, né?). Thanos será citado a torto e a direito no filme e, apesar de não ser o vilão que mais aparecerá, é possível que seja ele quem esteja por trás de tudo. O diretor James Gunn já confirmou que o filme terá uma ligação direta com “Os Vingadores 3” (aonde provavelmente o vilão principal será Thanos).
  • Os Vingadores: Era de Ultron (estreará 30 de Abril de 2015) – Neste filme, Tony Stark vai ter criado um exército de drones para patrulhar a Terra e auxiliar os Vingadores, mas um desses drones, Ultron, vai chegar à conclusão de que a melhor forma de proteger a Terra é acabando com a humanidade. Além de Ultron, outros vilões confirmados são o Barão von Strucker, Mercúrio e Feiticeira Escarlate (que provavelmente estarão sob a influência da Joia da Mente e depois devem se juntar aos Vingadores), e Visão, que será criado por Ultron e também se juntará aos Vingadores. A Equipe dos Vingadores deve ser composta por Homem de Ferro, Capitão América, Hulk, Thor, Gavião Arqueiroo, Viúva Negra e uma possível ajuda do Patriota de Ferro/Máquina de Combate e do Falcão. Sabe-se que Hulk pode acabar sendo enviado para fora da Terra, o que culminaria na versão cinematográfica do arco “Planeta Hulk”.

Fase 3 – “Os novos Vingadores”

Não se sabe ainda qual será a linha dos filmes dessa fase, todos os filmes confirmados estão ainda no início do seu desenvolvimento. Além dos dois com data confirmada, a Marvel já deixou de sobreaviso 5 datas: “Estamos empolgados para os novos filmes que estrearão dia 28 de Julho e 3 de Novembro de 2017, 6 de Julho e 2 de Novembro de 2018 e 3 de Maio de 2019.” Bom, aqui em baixo estão 5 filmes confirmados e sem data…

Filmes confirmados:

  • Homem-Formiga (16 de Julho de 2015)
  • Capitão América 3 (6 de Maio de 2016)
  • Doutor Estranho
  • Pantera Negra
  • Os Guardiões da Galáxia 2
  • Thor 3
  • Os Vingadores 3

Filmes especulados:

  • O Incrível Hulk 2: Planeta Hulk

E é isso aí galera. Espero ter sido claro. Se esqueci alguma coisa relevante ou pisei na bola em alguma informação, podem me falar pelos comentários!

 

 

 

Publicações Relacionadas:

Anúncios

2 comentários sobre “Entendendo o Universo Cinematográfico da Marvel

  1. Gostei da postagem e estou ansioso pelo filme do Dr. Estranho, afinal de contas eu gosto de temas sobre magia e fantasia, e esse filme provavelmente estreiaria esse lado do universo marvel nos cinemas. Eu não acho que adaptarão o arco planeta Hulk para o cinema, infelizmente, mas estou esperando um filme solo do golias esmeralda.

    Curtido por 1 pessoa

    • Também estou ansioso pelo filme do Dr. Estranho! Em Thor, é dito que o que nós chamamos de magia os Asgardianos chamam de ciência… Talvez seja nessa perspectiva que abordem o Dr. Estranho. Acho que a Feiticeira Escarlate de Vingadores 2 vai nos dar uma pista sobre isso, se abordarem a magia – e não só os poderes mutantes.
      Eu gostaria de ver o Planeta Hulk no cinema, mas não tão logo… Já que se fizerem ele sem fazer Hulk contra o mundo seria ao meu ver um desperdício, e se fizessem Hulk contra o mundo, acho que um desafio digno do Hulk seria uma galeria de heróis maior do que a atual galeria do universo cinematográfico da Marvel. Sem contar que com certeza o Hulk ainda tem muito o que dar ao cinema antes de colocarem este arco na telona! Sobre essa versão cinematográfica do arco, dizem que ela pode acontecer também em um crossover de Hulk e os Guardiões da Galáxia em Guardiões da Galáxia 2. Veremos o que a Marvel Studios nos reserva!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s